User:Mario cbsf/sandbox/Interação tecnologia-protestos
This is not a Wikipedia article: It is an individual user's work-in-progress page, and may be incomplete and/or unreliable. For guidance on developing this draft, see Wikipedia:So you made a userspace draft. Find sources: Google (books · news · scholar · free images · WP refs) · FENS · JSTOR · TWL |
Interação tecnologia-protestos A tecnologia está cada vez mais adentrando na vida do ser humano. Não é diferente nos protestos, que vem acontecendo com mais frequência e escala nessa década de 2010-2019. Essa intensificação dos protestos se dá por alguns fatores, talvez o principal seja uma crescente tendência de governos: tomar medidas anti democráticas, fascistas e/ou autoritarias(a exemplo do AI-5).
Podemos observar essa tendência no neoliberalismo francês, chinês, chileno, brasileiro, espanhol, entre outros... No caso da França, acabou gerando, entre outros protestos, os incendiários coletes amarelos[1]. No caso da China, gerou os protestos de Hong Kong. Já no Brasil, apesar de não ter sido o maior protesto da década no país, vale destacar o que os índios fizeram em 2017.
Além disso, podemos destacar um motivo interessante para essa intensificação dos protestos: a revolução da informação. Isso levou o mundo a ter uma fluidez e velocidade de informação numa crescente diretamente proporcional a evolução da tecnologia.
Revolução da informação e protestos
[edit]Graças a era da revolução da informação que começou em meados de 1980, foi possível que as pessoas conseguissem entrar em contato umas com as outras, em qualquer lugar do mundo, de forma anônima e segura.
Entre 1986 and 2007, aumentar em 30% ao ano a capacidade de troca de informação e aumentar em 60% ao ano a capacidade computacional[2] são alguns dos fatores que contribuiu para isso, Dentre os exemplos de sistemas que permitem isso, podemos destacar 2: a ferramenta TOR e Telegram
TOR
[edit]The Onion Browser(TOR) é um navegador que usa um sistema que proporciona navegação anônima e segura na Dark Web. Apesar de ser mal vista por muitos, é uma ferramenta que possibilita a comunicação entre pessoas que vivem em regiões com sistemas de governos autoritários e opressores. Recentemente, a BBC colocou seu
References
[edit]- ^ "Just who are the gilets jaunes?". The Guardian. Retrieved 02 August 2019.
{{cite web}}
: Check date values in:|accessdate=
(help) - ^ Hilbert, M.; Lopez, P. (2011). "The World's Technological Capacity to Store, Communicate, and Compute Information". Science. 332 (6025): 60–5. doi:10.1126/science.1200970. PMID 21310967.
External links
[edit]