Jump to content

User:Jorge Ribbas

From Wikipedia, the free encyclopedia

Em 06 de março de 1964 nascia em Garanhuns – PE, um dos nomes mais respeitados do cenário cultural do estado da Paraíba. Jorge Ribbas. A acolhedora e hospitaleira Campina Grande, por ocasião de seu centro Universitário, atraiu este então estudante e transformou em raízes telúricas as tendências artísticas do estudante de química industrial (FURNe) e Desenho Industrial (UFPB). Paralelamente aos dois cursos Jorge Ribbas foi se integrando à vida artística local através do Museu de Artes Assis Chateaubriand e do curso de extensão em violão no Departamento de Artes da UFPB (DART), começando a participar de apresentações musicais, exposições e fazendo parte de alguns grupos de estilos diversos como: MPB, Rock, Jazz, Musica Folclórica Latino-americana, forró entre outras. Iniciou sua carreira de músico profissional em 1987 com o grupo Albatroz e acompanhava então diversos cantores locais nos bares e restaurantes da cidade, incluindo outros de renome nacional como Maria Creuza, Miúcha e Tadeu Mathias. Na sua jornada musical valorizou sempre as verdadeiras faces da arte dos sons não se desviando nunca do atributo da qualidade, buscando sempre estudar e apresentar o que é de verdadeiro valor artístico. Para isso, participou da criação do grupo Albatroz, Grupo Canto Andino, criou os grupos Nostalgia do Samba, Tempero Nordestino, Integrou-se ao Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra, participa de grupo cover dos Beatles, integra o grupo Musical Harmonia, Duetos de jazz com o guitarrista Jocel Fechine, além de se apresentar em inúmeros eventos e espaços da cidade acompanhando cantores locais e cantando, acompanhado ao o violão. Em Julho de 1989 Fundou a MUSIDOM – Escola de Música com o objetivo de orientar corretamente crianças, jovens e adultos em sua busca musical. Promovendo ações no sentido de valorizar a profissão de músico, chegou a ser delegado da Ordem Dos Músicos Do Brasil (OMB) e presidente da Associação Musical Campinense, (ACORDE), onde desenvolveu diversos projetos lutando pelo reconhecimento e valorização da profissão de músico. Com este background iniciou a carreira de produtor musical tendo produzido Cds com Albatroz, Tony Dumond, Tan, Jataí D’Albuquerque, Socorro Lira, Acauã da Serra, Irah Caldeira, Soraya Longo, Across The Beatles, Fabio Silva, Jediel Veras e Sinédei Moura, Pepysho Neto, Junior Cordeiro, entre outros, atuando ainda como compositor erudito. Concluiu o mestrado em Música na Universidade Federal da Paraíba na sub-área de composição, sob a orientação do professor Dr. José Orlando Alves. Em sua jornada acadêmica recebeu orientação de José Alberto Kaplan, Eli-Eri Moura e Liduíno Pitombeira. Atualmente é docente do curso de música da Universidade Federal de Campina Grande onde leciona violão, história da música, contraponto e harmonia.




Formação e atividade profissional

• Graduado em Química Industrial (UEPB), Bacharelado em Música, especialidade Violão (UFPB), e freqüentou o curso de Desenho Industrial (UFPB) por sete períodos. • Foi Fiscal e depois Delegado da Ordem dos Músicos do Brasil, respondendo pela delegacia do referido órgão na cidade de Campina Grande, Paraíba. • Ensino de música a particulares e escolas. • Criação, fundação e direção da MUSIDOM ESCOLA DE MÚSICA. • Atua como violonista, contra-baixista, guitarrista e cantor em estabelecimentos que promovam música ao vivo. • Realiza a direção musical de shows musicais. • Compõe arranjos para shows e gravação de discos. • Copista de partituras musicais. • Foi Presidente da ACORDE (Associação Musical Campinense), onde desenvolveu diversos projetos junto à comunidade artística da cidade. • Pesquisador do folclore latino-americano.


• Participou de diversos grupos entre os quais destaca:

 1.Grupo Olho D’água (Música regional nordestina). Tempo de atividade: Dois anos e meio.
 2.Grupo Musart (Música instrumental e folclore latino-americano). Tempo de atividade: Três anos. Este grupo foi o germe inicial para a fundação do grupo Canto Andino.
 3.Grupo Albatroz (Rock). Tempo de atividade: Nove anos. Hoje em dia os encontros são ocasionais de acordo com o evento.
 4.Grupo: Metri, Peres, Felipe e Ribbas (Jazz). Foi convidado a substituir o grande baixista Fernando Rangel onde atuou durante um ano e meio.
 5.Quinteto de ouro (Jazz, MPB, Bossa nova, outros). Dois anos de atuação.
 6.Duos de violão e trumpete, violão e flauta e outros. Projeto iniciado no ano de 1999, com a finalidade de divulgar a música instrumental em nível de duos onde o violão figura como elemento fixo, enquanto mudam os parceiros e instrumentos para realizar os duos.
 7.Grupo The Beatles Club Band; grupo cover do quarteto que mudou a história da música pop no mundo.
 8.Grupo de Tradições populares Acauã da serra. Presta serviço já a três anos nas áreas de pesquisa e coordenação musical.

• Participa de diversos grupos entre os quais destaca:

 1.Grupo Canto Andino (Pesquisa de Música folclórica latino-americana). Um dos grupos de maior longevidade, ainda hoje mantém ensaios regulares e apresentações ocasionais em eventos ligados a área. Fundado em 1985.
 2.Grupo de pesquisa na área de Samba: “Nostalgia do Samba”. Fundado em 1998, ainda hoje atua com regularidade.
 3.Grupo musical Harmonia: Grupo que desenvolve um trabalho vocal voltado para cerimônias e recepções de casamento, além de apresentações diversas em vários estabelecimentos da cidade. Já atua neste grupo a três anos e meio.
 4.Across the Beatles: Grupo cover dos Beatles.

ATUALMENTE:

 Dirige e leciona na Musidom, escola de música.
 Atua musicalmente com os grupos que participa.
 Dirige e atua como guitarrista solo no grupo cover dos Beatles. (Across The Beatles)

• Acompanhou diversos artistas e dentre eles destaca: Miúcha, Maria Creusa, Marinês e Tadeu Mathias.


Tem se destacado como Arranjador e Produtor Musical, desde seus primeiros trabalhos.

DISCOGRAFIA: COMO PRODUTOR MUSICAL Diversos discos gravados e produzidos com diversos grupos e artistas:

1988 - Grupo Albatroz: “Delírio (Apocalipse Já)

1997 - Tony Dumond: Uneversos  Primeira produção musical que se destaca pelo conteúdo autoral, pela diversidade rítmica.

1998 - Grupo Acauã da serra: (Raízes Do Brasil) (aguardando lançamento) Direção musical e alguns arranjos.

1999 - Jataí D’albuquerque: Artérias  Segunda produção de canções autorais, agora para a cidade de Boa Vista – Roraima, com temática telúrica e diversidade rítmica.

1999 - Jediel Veras: harmonic In Love/Gaita Romântica  Regravações de canções do repertório internacional interpretadas pela gaita. Produção que teve lançamento nacional pela CID em 2000.

2001 - Jediel Veras: Gaita Romântica Vol 2  Segundo lançamento, agora com arranjos originais para as canções internacionais consagradas pelo gosto popular. Lançada pela CID e bastante elogiada.

2001 - Socorro Lira: Cantigas  Segundo CD da cantora e compositora Socorro Lira, com temática regional.

2001 - Tan: (Instantes) (2000) e (Reencontro)  Terceiro e Quarto CD do intérprete Tan de caráter MPB, contendo regravações e músicas inéditas. Produção musical e alguns arranjos;

2001 - Across The Beatles: (Homônimo)  Primeiro CD de divulgação do grupo Cover dos Beatles.

2002 - Sinédei Moura: (Cena De Perigo)  Primeiro CD do compositor Sinédei Moura.

2002 - Socorro Lira: Cantigas de Bem Querer  Terceiro CD da cantora e compositora Socorro Lira, com temática regional. (Foi indicado para o prêmio TIM de música versão 2004)

2002 - Poeta Ari: Versos D’versos  CD de Poemas com trilha composta por Jorge Ribbas.

2003 - Fidélia Cassandra: (Nu Artístico) (aguardando lançamento)  Composições da cantora e de parceiros em seu primeiro lançamento. Realizei produção musical e alguns arranjos;.

2003 - Across The Beatles: (Sessions)  Segundo CD de divulgação do grupo Cover dos Beatles.

2003 - Fábio Silva: (quase Acústico)  Primeiro CD do Cantor e compositor com o universo mais Pop. Realizou produção musical e arranjos;

2003 - Jorge Ribbas: (Álbum)  Este disco encontra-se disponível para download em: http://tramavirtual.uol.com.br/artista.jsp?id=51264

2004 - Soraya Longo: (Retratos da Vida)  Primeiro CD da cantora que se destaca pelo repertório nordestino.

2004 - Irah Caldeira: (Irah Caldeira Canta Maciel Melo)  Terceiro CD da intérprete que desta vez canta as composições do grande compositor Maciel Melo. Produção musical e arranjos;

2004 - Zé Marcolino: (Pedra de Amolar)  CD de lançamento de músicas inéditas com participação de grandes nomes da música nordestina tais como: Dominguinhos; Marines; Sivuca; Flávio José; Quinteto Violado; Vital Farias entre outros. (Indicado ao prêmio TIM de música versão 2005). Produção musical e arranjos;

2005 - Pepysho Neto: (Pelo Brasil dos Festivais)  Primeiro CD do intérprete e compositor, que faz uma retrospectiva das canções premiadas que apresentou pelos festivais pelo Brasil.

2005 - Socorro Lira: Intersecção (A linha e o ponto)  Terceiro CD da cantora e compositora Socorro Lira, com temática regional. (Foi indicado para o prêmio TIM de música versão 2004)

2006 - Júnior Cordeiro: Psicodelia de um quixote dos carrascais  Primeiro CD do cantor e compositor. Com uma temática regional, interrelaciona o simbolismo mítico dessa cultura com sonoridades urbanas e psicodélicas. Indicado ao prêmio TIM versão 2006/2007.

2006 - Wilza Costa: Minha Vida  Álbum de canções populares interpretadas pela cantora.

2006 - Jorge Ribbas: (Interpreta Noel Rosa)  Produção realizada para o "Projeto Sete Notas" do SESC (Centro) em Campina Grande. Arranjos originais para clássicos de Noel Rosa.

2007 - Júnior Cordeiro: (Carrascais)  Primeiro CD do cantor e compositor relançado com a produção executiva de Zé da Flauta.

2008 - Benedito do Rojão: Tem Côco na Paraíba  Direção e Produção do terceiro disco do remanescente da tradição do côco em Campina Grande que foi parceiro de Jackson do Pandeiro.

2008 - Brassil: Interpreta compositores da Paraíba.  Neste disco foi gravada a composição Adriatic Mood para quinteto de metais e percussão.

2008 - Júnior Cordeiro: (O lago misterioso) (2006)  Segundo CD do cantor e compositor onde escrevi os arranjos e realizei a direção de estúdio e produção musical.

2009 - Socorro Lira: Cores do Atlântico  Trabalho baseado em poemas das cantigas de amigo medievais traduzidas para o português pela pesquisadora Ria Lehmaire, composições de Socorro Lira e Arranjos e direção musical de Jorge Ribbas, lançado na Galiza, Espanha e Portugal.

2012 - Socorro Lira: Singelo tratado sobre a Delicadeza  Arranjos e a direção de estúdio, regência e produção musical de mais um trabalho autoral da cantora e compositora.

2013 - Socorro Lira e Oswaldinho do Acordeon: O Samba do Rei do Baião  Produção executiva do Instituto Memória Brasil do Jornalista Assis Ângelo, com diversas participações.

2013 - Socorro Lira: Os Sertões do Mundo  EP com duas canções de Socorro Lira, a primeira: Poema Didáctico com texto do escritor Mia Couto e a segunda uma homenagem a Dominguinhos com a participação do próprio. Do Poema Didáctico fou produzido um vídeo clip disponível na internet.

2014 - Socorro Lira: Entre águas e desertos  Produção executiva da empresa Metanóia, sob a responsabilidade do autor Roberto Tranjan, o trabalho passeia pela temática das músicas do Norte do Brasil com composições de Socorro Lira e outras interpretações de clássicos da música brasileira como Vital Farias e Waldemar Henrique.

2015 - Canto Andino Brasil (Novos Horizontes)  Primeiro lançamento do grupo com influências do folclore latino americano, celebrando mais de duas décadas de atividade do grupo.

2015 - Socorro Lira: Cores do Atlântico  Lançamento Nacional pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba do trabalho baseado em poemas das cantigas de amigo medievais traduzidas para o português pela pesquisadora Ria Lehmaire, composições de Socorro Lira e Arranjos e direção musical de Jorge Ribbas.

2015 - Socorro Lira: DVD Entre Águas e Desertos ao vivo no Auditório do Ibirapuera.  Registro ao vido do lançamento homônimo de um show realizado em 2014.

2016 - Jorge Ribbas & Markel Trindade (Realidade Virtual)  Trabalho realizado em parceria com o cantor e compositor Markel Trindade 90% realizado pela internet com troca de e-mails. O trabalho é voltado para o pop Rock.

2017 - Jorge Ribbas (Interpreta Rosil Cavalcanti)  Releituras de músicas de Rosil Cavalcanti com arranjos surpreendentes onde a melodia se mantém, porém a ritmica é desconstruída. O trabalho teve colaboração de dois excelentes músicos: O baterista Marquinho Drums e o baixista Rainere Travassos.


CD’s EM FASE DE PRODUÇÃO Jorge Ribbas (Espectral) Jorge Ribbas (Obras Eruditas) Jorge Ribbas (Italiano) Canto Andino (Ainda sem título) Jorge Ribbas (Instrumental) MUSIDOM (Coletânea)