User:Felipe Scama/Expresso da Vitória
Expresso da Vitória "Victory Express" is known as the best football squads in the history of the Club de Regatas Vasco da Gama and one of the best in the history of world football, which played between 1944 and 1953. The name would have appeared in a musical show of Rádio Nacional, where a singer, when performing, said that he would dedicate the music to Vasco, called by him "Expresso da Vitória", for running over his opponents on the field.
O Expresso, comandado pelo técnico uruguaio Ondino Vieira, foi o primeiro time brasileiro a usar o esquema tático do 4-2-4, que influenciou fortemente o futebol brasileiro e uruguaio na década de 50.[3] O esquadrão vascaíno foi também o primeiro time brasileiro (seja clube ou seleção) a ganhar um título internacional fora do Brasil, o Torneio dos Campeões Sul-Americanos de 1948. Ao todo, foram dezoito títulos em dez anos, sendo desses cinco Cariocas, três vencidos de forma invicta. Formou a base da seleção carioca campeã do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais em 1946 e 1950,[4] da seleção brasileira campeã da Copa Rio Branco em 1947 e 1950 e campeã Sul-Americana em 1949, além de levar o Brasil pela primeira vez na história a uma final de Copa do Mundo de Seleções 50, tendo no elenco da mesma oito jogadores vascaínos mais o técnico, Flávio Costa.
História
[edit]Em 1942 assumiu a presidência do Vasco Cyro Aranha. Naquela época, o clube vivia um incômodo jejum de cinco anos sem qualquer título dentro da cidade do Rio de Janeiro. Tentando reverter essa situação, Cyro adotou uma política de longo prazo, baseada na contratação de jovens jogadores.[5] Foi assim que chegaram o goleiro Barbosa, o atacante Ademir de Menezes, os meias Jair, Lelé, Isaías, Ely e Djalma e o ponta Chico. O técnico era o uruguaio Ondino Viera.
O primeiro título veio em 1944, com a vitória no Torneio Relâmpago. Mais tarde na mesma temporada, o elenco ainda viria a conquistar o Torneio Início e o Torneio Municipal. No Campeonato Carioca o Expresso chegou à última rodada empatado em pontos com o arqui-rival Flamengo. No final do jogo decisivo o jogador rubro-negro Valido marcou de cabeça o único gol do jogo, num lance duvidoso. O atacante teria se apoiado no zagueiro vascaíno Argemiro para cabecear. Contudo, o gol foi validado pelo árbitro e o time vascaíno acabou sendo vice-campeão.
O ano de 1945 foi o melhor do Expresso em número de títulos. O time foi bi-campeão dos Torneios Início e Municipal e campeão invicto carioca, fato que não ocorria havia mais de duas décadas.[5] Neste carioca o escrete vascaíno produziu diversas goleadas, como os 5x1 sobre o Bangu e os 9x0 sobre o Bonsucesso, a maior goleada do torneio. O time base era composto por Rodrigues, Augusto e Rafanelli, Berascochea, Eli e Argemiro, Djalma, Ademir de Menezes, Lelé, Isaías e Jair da Rosa Pinto. [[Category:Nicknamed groups of sportspeople]] [[Category:CR Vasco da Gama]]
- ^ "1945: o ano em que São Januário virou o caldeirão da Portela". Globoesporte. 9 de fevereiro de 2018. Retrieved 12 de julho de 2018.
{{cite web}}
: Check date values in:|access-date=
and|date=
(help) - ^ "Ademir de Menezes, o Queixada, faria 89 anos nesta terça-feira". Club de Regatas Vasco da Gama. 14 de agosto de 2014. Retrieved 12 de julho de 2018.
{{cite web}}
: Check date values in:|access-date=
and|date=
(help) - ^ Rotstein, Gustavo (12 de abril de 2012). "GloboEsporte.com - 'Pai' do Expresso da Vitória, técnico uruguaio é referência do Nacional". Retrieved 12 de abril de 2012.
{{cite web}}
: Check date values in:|access-date=
and|date=
(help) - ^ Alexandre Mesquita e Jefferson Almeida. "Netvasco: VASCO, REPRESENTANTE DO BRASIL". Retrieved 10 de outubro de 2008.
{{cite web}}
: Check date values in:|access-date=
(help) - ^ a b Alexandre Mesquita e Jefferson Almeida. "Netvasco: NASCE O EXPRESSO DA VITÓRIA: O PRIMEIRO TIME DO BRASIL CAMPEÃO NO EXTERIOR". Retrieved 10 de outubro de 2008.
{{cite web}}
: Check date values in:|access-date=
(help); Cite has empty unknown parameters:|1=
,|2=
,|3=
, and|4=
(help)